26 de Fortuary do Ano Livre 24
Agitação do Vento, Ano 49 do 190º Ano-Rei



Buscar
em

Artigo: P&R com Gerald Brom Artigos

Mórbidas semelhanças [Por Andreh Rodrigues]

"É a combinação do horrível com o absurdo o que faz de minha arte interessante...'

Inspirado pelo final do século 19 ? um dos picos no realismo estético da Arte ?, e por mestres da ficção e do horror, Gerald Brom nasceu com o poder de entortar o mundo ao seu redor, e transformar cotidianas percepções em mórbidas manifestações artísticas.

Como é difícil fazer arte.
Arte mesmo, segundo o mestre Dalí, tem que estar distante de motivações políticas. Tem que falar por si, ser livre de analogias ou críticas que a conectem ao mundo laico. Raros são os artistas de talento, que não precisam usar o mundo criado pelo homem para justificar o significado de suas obras. Gerald Brom é, portanto, muito raro. À la Caravaggio, suas pinturas mais parecem fotografias de dimensões paralelas, imagens de um mundo além da compreensão símia. É tudo tão surreal que hoje, aos 39 anos ? e com algumas lendárias fábricas de fantasia em seu portifólio (White Wolf e DC Comics, além de ter sido o criador do visual único de Darksun, da TSR) ? nem mesmo ele sabe ao certo onde tudo começou. O que se sabe é que as coisas começaram bem cedo, antes mesmo do pequeno aprendiz das artes obscuras freqüentar a escola. "Os livros da minha infância são cheios de figuras de bruxas, monstros e aberrações", afirma Brom. Confira o bate-papo exclusivo com o artista:

Que técnicas utiliza para conseguir esse efeito tão realista em suas pinturas? Quais foram suas inspirações?

'Técnicas tendem a evoluir. No início eu fazia uma arte comercial, onde a velocidade era determinante, por isso usava tintas acrílicas. Hoje em dia, consigo esse efeito realista por usar óleo, que demora mais para secar. Então construo a pintura com tintas acrílicas, e finalizo com uma fina camada de óleo'.

Você já declarou, em outras entrevistas, que se diverte com o impacto causado pela grotesca delicadeza em sua arte. O que tem a dizer a respeito, e onde colhe referências para seus trabalhos?

'Acho que ter senso de humor é muito importante, pois é a combinação do absurdo com o horrível o que faz de minha arte algo interessante. Como artista, busco inspiração em tudo ao meu redor. Acho que é isso que todos fazem: pegam o mundo à sua volta, o misturam com suas próprias percepções (no meu caso, bastante distorcidas) e acabam criando uma perspectiva única do universo. Além disso, escritores como Tolkien, Stephen King, Neil Gaiman e Edgar Allan Poe têm sido fontes intermináveis de criatividade'.

Você já publicou duas compilações artísticas, "Darkwerks" e "Offerings". Como as define para o público? E onde elas podem ser adquiridas?

'Ambos os livros são antologias dos meus melhores trabalhos nos últimos 15 anos: uma reunião de pinturas e esboços que foram desde capas de livros, temas de jogos até ambientações cinematográficas. Elas podem ser encontradas no meu website, no endereço www.bromart.com'

E quanto ao futuro, tem projetos em vista? Já pensou em se envolver com algo que não seja necessariamente a pintura?

'Com certeza! Sempre achei que levava jeito para contar histórias, fosse com desenhos ou com palavras. Meu objetivo era unir ambos, criar uma visão artística completa. Este sonho finalmente irá se materializar numa obra sombria, escrita e ilustrada por mim, que estará disponível ? espero ? em 2005'.

Confira a íntegra da entrevista com o artista. Versão bilíngue Português-Inglês!

P&R com Gerald Brom
Publicação: 16/08/2005

Artigos



© 2003-2007 Dark Sun Brasil, Todos os Direitos Reservados
DARKSUN, DUNGEONS & DRAGONS, D&D e o logo DARKSUN, o logo da WIZARDS OF THE COAST e o logo D&D são marcas registradas possuídas pela Wizards of the Coast, Inc. (www.wizards.com), uma subsidiária da Hasbro, Inc.
Este site é a tradução do site reconhecido pela WotC como o Site Oficial de Dark Sun na internet (The Burnt World of Athas - www.athas.org). O conteúdo criado neste site oficial é para ser considerado trabalho derivado (como se baseado na propriedade intelectual possuída pela Wizards of the Coast). Isto significa que adendos criados por fãs (tais como novos net livros, aventuras, etc.) são conjuntamente possuídos pelo criador e pela Wizards of the Coast. Nenhum poderá fazer nada fora do site oficial sem a autorização do outro.